Cai índice de confiança no setor industrial, diz CNI

  • Postada em: 22/03/2019
  • Autor: Eustáquio Libório
Fonte: CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 61,9 pontos em março. A queda de 2,6 pontos ocorre depois da estabilidade registrada em fevereiro e de uma sequência de quatro aumentos consecutivos do indicador. Mesmo assim, o ICEI está 7,5 pontos acima da média histórica, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão otimistas.

Otimismo cauteloso

  • Postada em: 19/03/2019
  • Autor: Eustáquio Libório

Os bancos só podem existir enquanto tiverem a confiança de seus clientes. Na economia, pode-se afirmar que o aquecimento ou desaquecimento da atividade econômicos depende, em grau elevado, das expectativas, assim como da confiança de que determinado país tem situação jurídica, fiscal, entre outras, a proporcionar segurança ao investidor.

No Brasil, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), a confiança se mantém no patamar de 64,5 pontos, conforme divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apesar de, na passagem de janeiro para fevereiro deste ano, ter caído 0,2 pontos. Na série histórica, o nível atual se mantém acima do pico ocorrido em outubro de 2013, quando atingiu 58,1, e de fevereiro de 2018, quando chegou a 58,8 pontos.

Sobrevida da Zona Franca de Manaus

  • Postada em: 26/02/2019
  • Autor: Eustáquio Libório

A posse do novo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na semana passada, as visitas que fez, assim como o que declarou, abrem algumas expectativas acerca de como será implementada sua gestão. Em suas falas e em entrevistas, Alfredo Menezes dá pistas que podem ser tomadas como o bom caminho para administrar o modelo, no entanto, mesmo assim, há que se procurar novas alternativas, se não para sair do modelo, pelo menos para garantir atividade compatível com a economia do Amazonas, enquanto ainda resta uma sobrevida à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Samba da Reino Unido faz festa em Stª Luzia

  • Postada em: 25/02/2019
  • Autor: Eustáquio Libório
Ensaio da Reino Unido em Santa Luzia - Fotos: Eustáquio Libório/PH

O último ensaio de rua da escola de samba Reino Unido da Liberdade aconteceu na noite de domingo, 24, a partir da praça de Santa Luzia, aonde integrantes, foliões e simpatizantes da escola do Morro da Liberdade se concentraram a partir das 17h. Este foi o segundo ensaio, neste ano, em Santa Luzia. O primeiro aconteceu dia 20 de janeiro.

Política e desafios ao titular da Suframa

  • Postada em: 19/02/2019
  • Autor: Eustáquio Libório

O cargo de titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) finalmente saiu do limbo político com a nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 15, do coronel Alfredo Menezes, o qual já fora anunciado desde meados de janeiro sem que tal nomeação se formalizasse.

Coisas pequenas no Senado

  • Postada em: 5/02/2019
  • Autor: Eustáquio Libório

O Brasil já viveu época em que era conhecido como o país do futuro e teve um tempo em que foi uma ditadura, dizem, viveu, depois, a fase na qual agora dizem ter sido a era do socialismo caboclo. O país, na verdade, vive uma situação anômala na qual o errado às vezes está certo e o certo, dependendo do viés político, passa a ser o errado.

Páginas